Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Hoje é dia de Música, Bebê!


Pessoal, vamos estrear uma sessão aqui, no paisdeduas: Hoje é Dia de Musica, Bebê! Com dicas de músicas para crianças, brincadeiras e exercícios lúdico-musicais, especialmente para desenvolver com bebês e crianças.

A música na primeira idade, serve não só como entretenimento para a criança, mas também para desenvolver sua coordenação motora, aguçar a percepção sonora e sua percepção de mundo.
Existem três possiveis eixos para se trabalhar música com as crianças:

- Perpepção: Perceber os sons.
- Apreciação: Apreciar os sons (dãrh) Conhecer diversos estilos musicais de todo o mundo.
- Produção: O fazer musical, tudo que envolve atividades com musica.

Por exemplo, leve seu filho ao parque, e brinque com ele de descobrir todos os possiveis sons daquele ambiente, o canto dos pássaros, o rangido que as balanças fazem ao se mover, as outras crianças, isso ajuda na questão da percepção, fazendo com que a criança amplie seu "vocabulário" sonoro, depois peça pra que ele reproduza todos os sons, usando apenas a voz e o corpo. Nessa brincadeira desenvolvemos tanto a percepção como a produção musical.

Até os nove anos, a criança constroi seu alicerce de conhecimento musical, onde ela deve entender a Música como uma linguagem, perceber a si próprio e o próximo e, acima de tudo, aprender a curtir a música de uma maneira bem gostosa!

O post de hoje é sobre o grupo Barbatuques que recentemente lançou um espetáculo com repertório especialmente feito para crianças chamado "Tum Pá". Para quem não conhece, Barbatuques é um grupo que faz música essencialmente com batuques pelo corpo, eles exploram todos os sons possiveis e inimagináveis que o nosso corpo produz.
Essa música em especial é muito legal para brincar com as crianças, primeiro assistimos junto com a criança, e depois faça com ela o jogo de percussão corporal, o legal é que a propria letra da música ja dá as intruções da percussão corporal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu? Curtiu? Comente!