Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ninguém nos contou que... Parte I

Quando eu estava grávida da Alice, conheci o mundo virtual materno, primeiro com comunidades e trocas no orkut, e mais recentemente me apaixonei pela blogosfera materna. Nos tempos de comu do orkut, fiz muitas amigas, com as quais tenho contato até hoje, nossos babys tem a mesma idade e muitas também já encomendaram o n ° 2, ops, segundinho!

Mas, é claro, temos muitos amigos, além  dos nossos irmãos, que ainda não se tornaram pai/mãe e que mal sabem o que lhes aguarda. Que filho suja fralda, acaba com o orçamento familiar, não nos deixa dormir, que demanda muito trabalho e energia, todo mundo sabe, imagina, ou pelo menos ouve falar. E que choram e choram. Ter filhos, é um divisor de águas na vida de qualquer pessoa, a vida muda, a gente muda, tudo muda. E muda muito, mesmo, e nessa nova vida, em que tudo muda, existem coisas que a gente só descobre na prática. E se você não é pai ou mãe, eu linkei tudo, pra você ver fontes, e ver que não, não estamos mentindo! Preparados?


GRAVIDEZ




Grávida: Um ser lindo, abençoado, placido, uma coisa linda, dizem até que ser mãe é ter um pouco de Deus! Mas, Not!  Eu acredito que as grávidas são seres lindos, se vejo uma barriguda na rua, nossa, solto até um Onh *-*! Mas, não é facio não!

O máximo que imaginava eram as dores nas costas, o enjôo e o medo do parto. Mas tem, mais! Muito mais!

- Gravidas fazem xixi a cada sei lá, 30 segundos? Isso porque a quantidade de liquidos no corpo aumenta muito, causando esse desconforto. E acreditem, a parte do 30 segundos não foi tão exagerado assim, tá? Ok, foi um pouco, acho que são só 30 minutos.

- Na gravidez, seu pé cresce, e não adianta dizer que é mito, aconteceu comigo, com amigas, conhecidas, e desconhecidas. Não estou falando de inchar ou ficar parecendo um pão frances, estou falando de crescer de tamanho, de perder sapato, mesmo depois que o baby já nasceu. Abuso do corpo grávidico, só pode! Imagina só, quantos sapatinhos eu perdi? Meus pés continuam magros, mas não servem mais no meu all star, nem nas minhas sapatilhas tão amadas!

- Enjoos e aumento do apetite: talvez sejam esses os sintomas, ou desconfortos mais frequentes e conhecidos da gravidez. Mas isso é fichinha perto do que realmente acontece, muitas outras complicações podem surgir com/na gravidez: seios super doloridos, pés inchados, varizes, gastrite, azia, gases, colestase gestacional, diabete gestacional, algumas grávidas tem tanto enjoo, que precisam ser hospitalizadas. É a hiperemese gravidica, eu tive tanto enjoo, que meu obstetra chegou a receitar um comprimido que pacientes que fazem quiometeramia tomam pra não vomitar, mas eu julguei que isso deveria fazer mais mal do que bem, e aguentei  enjoada até as 18 semanas!

- 18 semanas? Como assim? Pois é, gravidez é contada em semanas, e pode durar entre 38 e 42 semanas (ou mais, ou menos) E não adianta, todos perguntam em meses, e você responde: Mais ou menos 7 meses! Porque nem você, fia, vai saber exatamente quanto X semanas dão em meses, você vai questionar seu obstetra, parece fácil, mas  acredite, nunca entenderá!

- Gravida não é patrimonio publico. Aonde você for, passarão a mão na sua barriga, palpitarão sobre o sexo do bebê, usando como base as crendices mais tolas possiveis. Gravida/mãe sofre, parece que atrai gente pitaqueira. Não passarás ilesa por nenhuma festa, onibus, mercado, ou qualquer local que seja, sem que recebas um pitaco. No começo a gente pensa que só estão querendo ajudar, depois se irrita, e se irrita muito, a ponto de preparar respostas maleducadas só pra revidar, aí relaxa e pensa que tadinhos, estão querendo ajudar! E se irrita de novo, e assim vai indo, num ciclo de amor e dó. Se  na gravidez já se metem, passam a mão na sua barriga (eu sinceramente não ligava, mas muita grávida se incomoda) opinam sobre parto, depois que o bebê nasce ainda continuam, palpitam sobre amamentação, educação, se você sair na rua de sling então, vish, te prepara! O terror! Acho que nada mais irrita tanto do que receber um palpite que você nem pediu, de alguém que você nunca viu na vida. Certa vez, eu, grávida, de pernas cruzadas no onibus, veio uma senhorinha e deu um tapinha na minha perna: "Descruza a perna meu amor, grávida não pode, faz mal!" É daí, pra pior minha gente! Sempre tem aquele que vem contando uma tragedia sobre uma grávida ou bebê que morreram. Na lata. Sem dó!

- Se você sempre achou que parto fosse algo dolorido, você não errou, mas acredite, se você quiser sentir essa dor, terá que brigar, e muito! Isso porque, o brasil  é campeão de cesareas, existe todo um resgate pelo parto natural, (e se você não clicou em nenhum link até agora, acredite, nesse vale a pena) mas os médicos inventam as mais variadas desculpas, e taí, 85% que não me deixa mentir! E são muitas outras as violencias que a mulher sofre. E caso você faça uma cesareana, você perde a sensibilidade na região do corte, por muitos meses.

- Ter um parto normal após uma cesarea é possivel.

- DPP, DUM, IG, US, OQUÊ? Você vai precisar se interar de muitos termos!


 AMAMENTAÇÃO


- Bom, não preciso acrescentar mais nada, o bebê não nasce sabendo, é dificil, no começo dói, pra não falar coisa pior, mas passa, e quando passa, é pratico, ótimo, ajuda a mamãe a perder peso no pós parto, e principalmente traz muitos beneficios ao bebê.

(Ainda tem a Parte II desse post, sobre a vida após o bebê)
*Quadrinhos da Maitena
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu? Curtiu? Comente!